Meta-jogo é um conceito oriundo da matemática que basicamente significa um jogo dentro de outro jogo.

Um exemplo simples de um meta-jogo poderia ser uma ratoeira.Ratoeiras são jogos onde um humano joga com um rato no objetivo de capturá-lo e eliminá-lo.

Cada um alí tem uma meta.

A do rato é pegar o queijo e a do humano é pegar o rato.

O rato, sem suspeitar das intenções do ser humano, não percebe que o preço daquele queijo grátis pode ser sua vida.

Ratos não compreendem o mecanismo das ratoeiras por que não estudam física no colégio.

Brasileiros não compreendem o mecanismo das bolsas de valores por que fomos colonizados por portugueses e não por ingleses, vivemos no Atlântico Sul, sendo vizinhos da Africa, e não da Europa, e não herdamos todo um vocabulário financeiro que os estadunidenses herdaram dos ingleses.

Para o mundo das finanças nós somos quase tão ignorantes quanto os ratos são ignorantes sobre física de molas estudada pela Lei de Hooke, físico inglês do século XVII. Somos praticamente míopes para uma realidade que todo o hemisfério norte compreende muito bem e presas fáceis para fundos especuladores sempre de olho nas imensas riquezas naturais do Brasil, que oscilam constantemente com as movimentações geopolíticas globais, que o cidadão brasileiro médio quase sempre ignora.

Então um dia uma consultoria financeira até pouco desconhecida e filiada a um gigantesco fundo “tubarão” de investimentos estrangeiro, começa a anunciar o fim do Brasil caso os brasileiros votem numa determinada pessoa na próxima eleição.

Essa pessoa ganha a eleição por uma pequena margem e então essa consultoria começa a especular ganhos financeiros com a sua queda dizendo que caso essa pessoa sofra um impeachment, a bolsa vai subir e que quem apostar nisso ganhará muito dinheiro.

O congresso aprova o impeachment e de fato a bolsa sobe. Mas a consultoria não explicou que o dólar subiria junto com a bolsa, anulando praticamente todo esse ganho. Mas com este impeachment, abre-se um precedente para o desrespeito de todas as outras instituições da República, e com as incertezas geradas por isso, um cenário que termina espantando os investidores, derrubando a bolsa e levando o dólar às alturas.

O rato foi capturado.

E agora?

Como escapar desta armadilha?

1. Precisamos ensinar o rato a reconhecer uma ratoeira.

Precisamos ensinar finanças aos brasileiros de um jeito que o brasileiro comum entenda. De um modo que ele entenda o meta-jogo em que está situado dentro do capitalismo mundial como latino americano e compreenda que neste jogo ele é um rato e sempre encontrará armadilhas no caminho por que não existe almoço grátis.

Você não é mais especial ou esperto que o seu cunhado por que viu o anúncio de uma consultoria de investimentos antes que ele. 

2. Precisamos ensinar o rato a produzir o próprio queijo.

Precisamos ensinar o brasileiro a criar capital.

Capital, numa linguagem simples, é um dinheiro que produz dinheiro, ou seja, um meta-dinheiro.

Para tirarmos o Brasil da condição de país subdesenvolvido precisaremos ensinar o povo brasileiro a produzir capital e não apenas a produzir dinheiro com seu trabalho por que dinheiro se consome rápido e então temos que trabalhar mais para produzir mais dinheiro. Já o capital é um trabalho que se faz só uma vez para que depois ele trabalhe para você.

Na bolsa de valores existem capitais criados por outros empreendedores mas estes capitais já viveram seu período de crescimento mais acentuado com rodadas de investidores privados antes de entrar na bolsa. Portanto, dificilmente você encontrará uma oportunidade milionária na bolsa melhor do que uma empresa começada por você.

Mas suas chances são bem maiores se você criar uma startup. Todo mundo pode criar uma startup e nós estamos criando uma associação de empreendedorismo para te ajudar justamente nisso. Saiba mais aqui.

3. Precisamos ensinar o rato a investir em grupo

Competir com seu cunhado é legal mas também pode ser arriscado. Colaborar é a melhor forma de estar atento às melhores oportunidades e a se proteger dos grandes especuladores.

Então, juntar-se a outros investidores alinhados com seus princípios e valores é fundamental para sobrevivência num ecossistema perigoso. E é também por isso que o Instituto #AJOGADA está formando uma associação de empreendedorismo.

Acompanhe nossos informes e eventos no nosso canal no Telegram, AJogadaNews.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *