Na última sexta-feira, o Instituto #AJogada, através do playmaster certificado Klauss Roedel, foi premiado com o projeto Draft Locall, sobre cidades inteligentes, na edição latino americana do festival internacional Games For Change de 2020. A notícia foi veiculada nos portais da Folha e Band/UOL.
O vencedor do prêmio do ano foi o jogo Aurora, sobre uma tragédia ambiental acontecida na cidade de Cubatão em 2015.
Klauss apresentou um projeto derivado de seu TCC para a primeira turma de formação de consultores certificados. Um projeto que aplica os princípios da gamificação combinados com os princípios da permacultura que podem ser aplicados na rentabilização de espaços e propriedades.
O evento foi patrocinado pelo consulado americano em São Paulo, que também participou do juri do evento com a presença do cônsul e da vice-cônsul. Por acaso, a premiação do projeto Locall foi feita na presença e com comentários do próprio cônsul, Adam Shub, que enfatizou o interesse da instituição em fortalecer seus laços e parcerias com o Brasil, mas principalmente nas áreas de educação e empreendedorismo.
Já o representante e organizador local do evento, o professor Gilson Schwartz, comentou sobre a “utopia brasileira”, a “globrasilização” que viu no projeto.
Existente desde 2004, e presente no Brasil desde 2010, o festival Games For Change é a maior e mais tradicional premiação existente no mundo de projetos de game-ativismo, e o Instituto #AJogada já foi um dos vencedores de uma edição do evento no Brasil, em sua edição de 2014.